Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios
Imagem Home Imagem
 
Nossa Escola
Casa Dom Bosco
Cursos
Serviços
Parceiros
Casa da Formação
Oratório
Calendário
Localização
Atendimento
Newsletter
Cadastre-se e fique sabendo o que acontece na Escola Dom Bosco
Seu nome:
Seu e-mail:
Foto do Dia
foto do dia
» Macânica Industrial 2007
Nossa Escola

Salesianos no Recife


Em 1892 existia em Pernambuco um grupo de pessoas influentes que desejava a criação em Recife de uma Obra Salesiana. Liderando este grupo estavam colaboradores, vicentinos e amigos do Bispo D. João Esberard, que constituiu uma comissão para a fundação de um colégio Salesiano. Ainda em 1891, o Pe. Luís Lasanga esteve no Recife e prometeu a edificação da obra desejada.

Em novembro de 1894 organizou-se uma expedição, chefiada pelo Pe. Lourenço Giordano, que chegou ao Recife no dia 10 de dezembro de 1894 e, assim, começou a história dos Salesianos nesta cidade.

Com sua comunidade inicial composta por Salesianos vindos da Itália, fundava-se, então, a primeira Casa Salesiana do Norte e Nordeste, que foi instalada na Rua Dom Bosco, 551, nas proximidades das margens do Rio Capibaribe, na Ilha do Leite. Hoje, a Inspetoria funciona na Rua Estado de Israel, 386, no mesmo bairro da sua instalação.

Em 1902, com o trabalho já semeado e dando frutos em outros estados e região, foi criada a Inspetoria São Luiz Gonzaga que teve como seu primeiro inspetor o Pe. Giordano, encarregado da animação de 33 salesianos em cinco Obras na Bahia, Sergipe e Pernambuco.

Logo houve uma promissora expansão das Obras Salesianas e surgiram os núcleos de animação no campo da evangelização e da catequese, da educação e da ação social.

Já no ano de 1957, esta Inspetoria foi dividida na Inspetoria do Nordeste do Brasil, conservando o nome original e permanecendo com sua sede no Recife, e a do Norte, denominada Inspetoria Missionária do Amazonas.

Hoje, a Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga está presente através de suas obras sociais na Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Ao todo são 18 casas entre paróquias, colégios, santuários, centros juvenis e educacionais, faculdades, escolas profissionalizantes e oratórios.

Levantando a bandeira da educação, sob o comando do Pe. João Carlos Ribeiro (ex-Diretor Presidente da Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios), nomeado provincial em 2004, as obras superam o assistencialismo e abrem reais perspectivas de um futuro melhor e mais seguro para crianças, adolescentes e jovens carentes nordestinos.
Sem fugir dos ideais de Dom Bosco, por meio dos oratórios festivos, colégios, obras sociais, paróquias, santuários e outros movimentos, a Família Salesiana faz uma história de muitas lutas e conquistas.

 

Nossa Escola
Dom Bosco no Mundo
Salesianos no Brasil
Salesianos no Recife
  Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios
Casa Dom Bosco
CAM - Capacitação, Assessoria e Microcrédito
CTG - Centro de Treinamento Gráfico
Gráfica Dom Bosco
Imagem Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil
Home | Nossa Escola | Adicione aos Favoritos | Mapa do Site | Fale Conosco
© Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios - Todos os direitos reservados
Av. General San Martin, 1449 - Bongi - 50.761-000 RECIFE - PE
Telefone: (81) 2129.4500 (PABX) Fax: (81) 2129.4501 - e-mail: diretor.edb@salesianosrec.org.br
Produzido por Click N Brasil - www.clickn.com.br