(81) 2129.4525 contato@escoladombosco.org.br  

Dom Bosco e os Salesianos

Os Salesianos de Dom Bosco são reconhecidos na Igreja Católica como instituto religioso clerical, de direito pontifício, dedicado às obras de apostolado, a partir de 1o. de março de 1869. São ainda, uma organização internacional de pessoas dedicadas em tempo integral ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres e abandonados.

Fundados por São João Bosco, um santo educador italiano do século XIX,  A congregação salesiana está presente em 132 países.

Em qualquer lugar onde somos chamados, trabalhamos o desenvolvimento integral dos jovens através da educação e da evangelização. Acreditamos que a nossa total dedicação aos jovens é o nosso melhor presente à humanidade.

Vocação e Missão dos Salesianos de Dom Bosco:

Educação e evangelização estão no centro de nossa missão. O serviço ou projeto educativo pastoral que realizamos objetiva a promoção integral da pessoa. A opção pelos jovens se traduz em tornar profunda a nossa credibilidade como `sinais e portadores do amor de Deus` para cada um deles.

A nossa opção preferencial é trabalhar no meio dos jovens pobres e abandonados pela sociedade. Em vista destes destinatários privilegiados trabalhamos também nos ambientes populares, com atenção aos leigos evangelizadores, à família, à comunicação social, e entre os povos ainda não evangelizados. Ser sinais e portadores do amor de Deus é o caminho da nossa santidade o caminho que cada um de nós escolheu fazer ao lado dos jovens.

As atividades e obras através das quais nós salesianos preferimos desenvolver a missão dependem das necessidades e das situações das pessoas que servimos. Realizamos atividades e obras nas quais é possível promover a educação humana e cristã dos jovens como: O Oratório e o Centro Juvenil; A Escola e a Formação Profissional; O internato e o pensionato; A presença no mundo da Universidade; A Paróquia; Obras e serviços sociais para os jovens em situação de risco; A comunicação social (Rádios, TVs,…). Também existem outras novas formas de presença salesiana entre os jovens: A Articulação da Juventude Salesiana; O Voluntariado Salesiano; Serviços de orientação vocacional; Serviços especializados de formação cristã etc.

As Inspetorias Salesianas e a Inspetoria Salesiana do Nordeste

As inspetorias Salesianas são unidades administrativas regionais que coordenam as atividades de um conjunto de obras salesianas. No mundo a Congregação conta com 86. Cada uma se caracteriza por ser uma sociedade civil e religiosa, sem fins lucrativos, de assistência social e de caráter educativo e cultural, cujos objetivos principais são a educação e o amparo à juventude.

A Inspetoria “reúne numa comunidade mais vasta diversas comunidades locais, favorece os vínculos de comunhão entre os sócios e as comunidades locais e oferece um serviço específico à Igreja particular” ( C 157).

A Inspetoria Salesiana do Nordeste do Brasil ( Inspetoria São Luiz Gonzaga) nasceu em 1902 e está presente através de Escolas, paróquias, Rádios educativas e Obras Sociais nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Em 2009, contamos com 120 salesianos, dos quais 56 Padres, 15 Coadjutores (dos quais dois são formandos) e 54 são formandos.